O concurso engenheiro florestal é de nível superior, mas um engenheiro poderá aplicar para vagas de nível médio. Com editais abertos principalmente em prefeituras, todos os anos há vagas para a área. Saiba mais no artigo abaixo.
O que faz um engenheiro florestal?
O engenheiro florestal é responsável por avaliar o potencial dos diversos ecossistemas e planejar o crescimento de negócios com cuidado quanto à sustentabilidade e preservação da flora e da fauna locais na comercialização e produção de bens, ou no manejo da área afetada.
As principais áreas de atuação são: fiscalização, manejo florestal, tecnologia de produtos florestais, silvicultura, educação.
Concurso Engenheiro Florestal
Abrem vagas para engenheiros florestais, principalmente em prefeituras, universidades federais e agências de meio ambiente. Tanto para engenheiro, quanto para analista ambiental.
Requisitos Cargo Engenheiro Florestal
Curso Superior em Engenharia Florestal e registro no respectivo Conselho de Classe.
Funções Engenheiro Ambiental
Analista Ambiental : Planejamento ambiental, organizacional e estratégico afeto à execução das políticas nacionais de meio ambiente, formuladas no âmbito municipal, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades: regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental; Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental; Ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros; Conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção; Estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais. Executar outras tarefas referentes ao cargo; executar outras tarefas solicitadas pela chefia imediata, compatíveis com a função.
Engenheiro Florestal: Buscar a preservação dos recursos naturais em harmonia com a produção econômica; Realizar estudos sobre a produção e a seleção de sementes, buscando o melhoramento genético das espécies vegetais, analisando as condições do meio ambiente; Elaborar estudos e projetos técnico-científicos visando implantar reflorestamento puro e misto, para formação de florestas econômicas ecológicas; Elaborar estudos e projetos técnico científicos visando desenvolver o plantio de árvores frutíferas tropicais; Prestar assistência técnica aos responsáveis pelo funcionamento e manutenção do viveiro de produção de mudas florestais e de árvores frutíferas tropicais da Secretaria Municipal de Agricultura para atender à demanda local dos produtores rurais; Elaborar o inventário florestal efetuando o monitoramento continuo dos parâmetros técnicos no campo, para acompanhar o desenvolvimento de florestas plantadas e avaliar seu crescimento, seu estado fisiológico e determinar a época de corte; Estudar e elaborar métodos de exploração racional de florestas de cicio rápido, plantadas com fins econômicos; Executar outras tarefas referentes ao cargo; Executar outras tarefas solicitadas pela chefia imediata, compatíveis com a função.
Quais são as matérias mais cobradas?
As matérias comuns para todos os cargos mais cobradas são:
- Português;
- Raciocínio Lógico;
- Informática;
- Noções de Direito.
Abaixo estão as dez matérias específicas mais cobradas em um concurso de engenheiro florestal:
- Ecologia Florestal;
- Dendrometria;
- Sementes, produção de mudas e viveiros florestais;
- Silvicultura: Implantação e condução de povoamentos florestais;
- Manejo Florestal;
- Código Florestal;
- Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais;
- Inventário Florestal;
- Colheita Florestal;
- Recuperação de áreas degradadas.
Qual é o salário de um concurso engenharia florestal?
Varia de para cada órgão, mas gira em inicial de R$ 2000,00 até R$ 7000,00, ou mais, a depender da carreira.
Quais são as fases do concurso?
Geralmente um concurso engenheiro florestal é dividido em:
- Prova objetiva;
- Prova Discursiva;
- Avaliação de Títulos.
Qual o prazo de vigência de um concurso engenheiro florestal?
As seleções podem ser válidas por até dois anos, a contar da data de divulgação do resultado final, com possibilidade de ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Como estudar concurso engenheiro florestal?
Hoje, o diploma de graduação não é a única garantia de destaque profissional. É preciso ir além e buscar formas de se aperfeiçoar em sua área de atuação. Nesse aspecto, ingressar em cursos de especialização e de pós-graduação é uma excelente forma não só de garantir um diferencial no currículo, mas de adquirir novos conhecimentos para concurso engenheiro florestal.
Procurar bons cursos online, apostilas e pdf’s é uma opção. Olhar editais antigos, resolver questões de anos anteriores, bem como focar nas matérias específicas é uma alternativa. Também podem conferir questões para a área no próprio Estude Grátis.
Gostaram das dicas? Escreva nos comentários.
nível fundamental concursos públicos abertos processo seletivo todos os níveis
O conteúdo Concurso Engenheiro Florestal – Saiba Mais apareceu primeiro em Estude Grátis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário