O Concurso Procurador Federal da Advocacia Geral da União (AGU) é uma ótima oportunidade para quem cursou Direito. O Procurador Federal representa as autarquias e fundações públicas federais, exercendo a função de advogado dessas instituições. Saiba mais abaixo.
Cargo Concurso Procurador Federal
O Procurador Federal representa as autarquias e fundações públicas federais, exercendo a função de advogado dessas instituições. Atua também com a assessoria e consultoria jurídica no âmbito da administração pública indireta federal. Defende órgãos como Banco Central, Ibama e Universidades Federais. Veja abaixo as principais atribuições.
Atribuições
Para o Concurso Procurador Federal correspondem as atribuições
I – a representação judicial e extrajudicial da União, quanto às suas atividades descentralizadas a cargo de autarquias e fundações públicas, bem como a representação judicial e extrajudicial dessas entidades;
II – as atividades de consultoria e assessoramento jurídicos à União, em suas referidas atividades descentralizadas, assim como às autarquias e às fundações federais;
III – a apuração da liquidez e certeza dos créditos, de qualquer natureza, inerentes às suas atividades, inscrevendo-os em dívida ativa, para fins de cobrança amigável ou judicial; e
IV – a atividade de assistir a autoridade assessorada no controle interno da legalidade dos atos a serem por ela praticados ou já efetivados.
Remuneração
A remuneração inicial da carreira é de R$ 20.109,56. Como membros da AGU, os procuradores federais também recebem honorários de sucumbência.
Requisitos para o Cargo
Diploma, devidamente registrado, de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino superior credenciada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovação de, no mínimo, dois anos de prática forense.
Serão consideradas como prática forense, as atividades elencadas no artigo 19-C da Instrução Normativa/AGU nº 1, de 15 de janeiro de 2010, como:
- Advogado, magistrado, membro do Ministério Público ou da Defensoria Pública, ou servidor do judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia Pública com atividades, ao menos parcialmente, jurídicas.
E também:
- O efetivo exercício de atividades práticas desempenhadas na vida forense, relacionadas às ciências jurídicas, inclusive as atividades desenvolvidas como estudante de curso de Direito, cumprindo estágio regular e supervisionado, observadas a legislação e atos normativos regedores da hipótese;
- O efetivo exercício de advocacia, na forma da Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994, abrange a postulação a qualquer órgão do Poder Judiciário, assim como as atividades de consultoria, assessoramento e direção jurídicos, sob inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil;
- A comprovação das atividades, ao menos parcialmente jurídicas, em cargos, empregos ou funções públicas, sejam efetivos, permanentes ou de confiança, em qualquer dos Poderes ou Funções essenciais à Justiça, será feita mediante a demonstração dessas atividades, acompanhada da legislação pertinente que defina as atribuições respectivas.
Etapas
Primeira Etapa
- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Inscrição definitiva, de caráter eliminatório;
- Provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório;
- avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Segunda Etapa:
- Programa de Formação, de caráter eliminatório e classificatório.
Prova Objetiva
No último Concurso Procurador Federal, a prova objetiva se dividiu em:
Grupo I – 100 questões – Eliminatório e Classificatório
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Direito Econômico e Financeiro
- Direito Tributário
- Legislação sobre Ensino
- Legislação sobre Seguridade Social
Grupo II – 100 questões – Eliminatório e Classificatório
- Direito Agrário
- Direito Ambiental
- Direito Civil
- Direito Comercial
- Direito do Trabalho e Processual do Trabalho
- Direito Internacional Público
- Direito Penal e Processual Penal
- Direito Processual Civil
Procedimento de Inscrição Definitiva
Essa etapa é realizada por quem foi classificado na prova objetiva.
Prova Discursiva
- Prova discursiva P2 – um parecer e três questões, podendo ser em até 150 linhas o parecer e em até 30 linhas cada resposta às questões, acerca das matérias constantes do Grupo I da prova objetiva;
- Prova discursiva P3 – uma peça judicial e três questões, podendo ser em até 150 linhas a peça e em até 30 linhas cada resposta às questões, acerca das matérias constantes dos Grupos I e II da prova objetiva.
Critérios de avaliação: aproveitamento de 50% em cada prova e a nota mínima de 120 pontos no somatório das duas provas discursivas.
Prova oral
A prova oral consistiu na arguição em sessão pública.
Disciplinas Avaliadas: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Processual Civil e Direito Tributário.
Prova de Títulos
A prova de títulos totalizou 30 pontos. Foram aceitas várias atividades de caráter acadêmico e profissional. Recomenda-se olhar o edital de interesse.
5 Dicas para o Concurso de Procurador Federal
- Primeiro de tudo é necessário destrinchar o edital e a banca, só assim saberá quais serão os seus pontos de atenção;
- Como é um concurso muito concorrido e considerado de alto nível, a principal dica é estudar com antecedência;
- Fazer uma planilha de estudos, com foco nas matérias específicas, mas nunca esquecendo de estudar as básicas;
- Estar com a Legislação Federal em dia
- Estudar por:
– Resolução de questões;
– Leitura de lei seca;
– Leitura da jurisprudência: Súmulas, informativos, decisões emblemáticas.
O conteúdo Concurso Procurador Federal – Saiba mais sobre o cargo apareceu primeiro em Estude Grátis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário